URBANASVARIEDADES.BLOGSPOT.COM

O modo long-play do Urbanascidades, desde 02.02.2012.
Blog cultural e artístico de produção coletiva. Seja um colaborador enviando artigos, cronicas, poemas, contos, ensaios e qualquer outro tipo de manifestação artística literária ou cultural. Não avaliamos ou censuramos textos, a anarquia e a contestação são incentivadas, dentro do politicamente correto. Discriminações, agressões, palavrões e outros "ões" ofensivos não serão aceitos.
Por que Long Play? Versão mais "cool", para ser saboreada ao som de um "smooth jazz", com textos que aprofundam os temas, para Urbanautas que tem um tempinho a mais.

Envie as suas produções para urbanascidades@gmail.com.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Propagandas antigas - cartazes

Continuando a série de posts sobre propagandas antigas, depois dos vídeos de propaganda postados no marcador abrindo o baú vamos apresentar cartazes de publicidade antigos.
 Um frasco de heroína da Bayer. Entre 1890 a 1910 a heroína era divulgada como um substituto não viciante da morfina e remédio contra tosse para crianças. fonte: hypescience.com
Publicadas em setembro de 1958, na centenária revista Seleções, do Reader’s Digest, esses anúncios tinham muito mais apelo de venda – apesar de parecerem ingênuas -, pois descreviam para quê era a serventia do produto e não o abstracionismo que hoje impera em nossas publicidades. 
O vinho de coca da Metcalf era um de uma grande quantidade de vinhos que continham coca disponíveis no mercado. Todos afirmavam que tinham efeitos medicinais, mas indubitavelmente eram consumidos pelo seu valor “recreador” também. fonte: hypescience.com
O texto diz: “assopre na cara dela e ela vai te seguir em qualquer lugar”.
O Vinho Mariani (1865) era o principal vinho de coca do seu tempo. O Papa Leão XIII carregava um frasco de Vinho Mariani consigo e premiou seu criador, Angelo Mariani, com uma medalha de ouro.fonte: hypescience.com
"Como seu dentista, eu recomendaria Viceroy", diz o antigo anúncio de revista da marca de cigarros americana Viceroy.
(Foto: Divulgação/AP)

Esse vinho de coca foi feito pela Maltine Manufacturing Company de Nova York. A dosagem indicada diz: “Uma taça cheia junto com, ou imediatamente após, as refeições. Crianças em proporção.”fonte: hypescience.com 
 Na propaganda um doutor prega: 26.679 médicos afirmam: "Luckies irritam menos", no pé do anúncio le-se: "sua proteção de garganta contra irritação e tosse". No anúncio de Marlboro, um bebe proclama: "Nossa, papai, voce sempre tira o melhor de tudo...até de Marlboro". (Foto: divulgação/AP)


Propaganda de heroína da Martin H. Smith Company, de Nova York. A heroína era amplamente usada não apenas como analgésico, mas também como remédio contra asma, tosse e pneumonia. Misturar heroína com glicerina (e comumente açúcar e temperos) tornada o opiáceo amargo mais palatável para a ingestão oral.fonte: hypescience.com

Eu fiquei espantado quando ví isso... " POQUE UMA MULHER CARECA FAZENDO PROPAGANDA DE UM SECADOR???" Um anúncio de secador de cabelo diz que o produto é tão divertido que é bom usá-lo mesmo que você não precise. E ninguém explica por que a garota está careca... 
Um peso de papel promocional da C.F. Boehringer & Soehne (Mannheim, Alemanha), “os maiores fabricantes do mundo de quinino e cocaína”. Este fabricante tinha orgulho em sua posição de líder no mercado de cocaína. fonte: hypescience.com
Esse National Vaporizer Vapor-OL era indicado “Para asma e outras afecções espasmódicas”. O líquido volátil era colocado em uma panela e aquecido por um lampião de querosene. fonte: hypescience.com


Estes tabletes de cocaína eram “indispensáveis para cantores, professores e oradores”. Eles também aquietavam dor de garganta e davam um efeito “animador” para que estes profissionais atingissem o máximo de sua performance.fonte: hypescience.com
Dropes de cocaína para dor de dente (1885) eram populares para crianças. Não apenas acabava com a dor, mas também melhorava o “humor” dos usuários.fonte: hypescience.com
Coca-cola já foi bebida para criança, xarope para enjôo, limpador de mármore e mil e uma utilidades.. Quem não conhece uma novidade, conte a sua!....
Repare na onda no cabelo do menino. Muito bom!
Engraçado como essa tipografia marcou época!

Que lindo isso uma mãe fritando seu bebê embaixo de uma lâmpada bronzeadora....Este anúncio da década de 60 mostra como o produto é “totalmente seguro” !!
Você acha que a nossa vida moderna é confortável?Antigamente para aquietar bebês recém-nascidos não era necessário um grande esforço dos pais, mas sim, ópio.
Esse frasco de paregórico (sedativo) da Stickney and Poor era uma mistura de ópio de álcool que era distribuída do mesmo modo que os temperos pelos quais a empresa era conhecida.
“Dose – [Para crianças com] cinco dias, 3 gotas. Duas semanas, 8 gotas. Cinco anos, 25 gotas. Adultos, uma colher cheia.”
O produto era muito potente, e continha 46% de álcool. [Oddee] fonte: hypescience.com
A propaganda do avião Douglas DC-8 dispensa comentarios....





No comercial alemão o Dr. recomenda e ainda passa um ar de que não faz mal a saúde com um médico mostrando a cerveja
Na França, a cerveja era nutritiva, potável e ajudava a amamentação, deixando a mãe feliz.
Aqui duas belas modelos com cigarros e a cara roxa...A propaganda dos cigarros Tareyton dizia que seus fumantes preferiam brigar a mudar de marca – frase que ficou famosa na época, mas ainda assim não justifica as modelos “machucadas” !!
E o  que dizer destas frases:
 Por favor, Dave por favor, não me deixe ser trancada para você, dizia o produto para higiene feminina Lysol.
 É bom ter uma garota em casa
 Love's Baby Soft
porque a inocência é mais sexy do que você
Daisy fará um Natal para lembrar
É sempre ilegal matar uma mulher?
 Diga, mama, eu quero mais um copo de cerveja Hires
Se seu marido descobrir que você não está comprando o café Chase & Sanborn você vai apanhar. 
O Chef faz tudo, mas cozinhar - é pra isso que existem as esposas.
Abaixo, mais algumas pérolas da publicidade de antigamente, recolhidas na internet.
 




 

 

 

 














 


Nenhum comentário:

As matérias de opinião publicadas neste blog são livremente inspiradas em pesquisas na internet e em bibliografias diversas. As imagens são da internet e de outros blogs. O urbanasvariedades valoriza e respeita o direito de propriedade mas eventualmente não é possível determinar a autoria destas imagens. Caso acidentalmente ocorra a omissão ou seja citada incorretamente a autoria, entre em contato para que possamos efetuar as correções.
Os textos produzidos pelos colaboradores são de inteira responsabilidade dos mesmos.